sexta-feira, 23 de maio de 2008
lembrando sem esquecer
. . . .
. . lembre para não esquecer
. é melhor que esquecer de lembrar
. . . extraído do dicionário Houaiss
pleonasmo s.m. 1 redundância de termos no âmbito das palavras, mas de emprego legítimo em certos casos, pois confere maior vigor ao que está sendo expresso; tautologia 2 excesso de palavras para emitir enunciado que não chega a ser claramente expresso; circunlóquio, circunlocução 3 qualidade do que vai além da suficiência, superfluidade, excesso, inutilidade.
tautologia s.f. 1 uso de palavras diferentes para expressar uma mesma idéia; redundância, pleonasmo 2 proposição analítica que permanece sempre verdadeira, uma vez que o atributo é uma repetição do sujeito (o sal é salgado) 3 expressão que repete o mesmo conceito já emitido, ou que só desenvolve uma idéia citada, sem aclarar ou aprofundar sua compreensão.
. . .
sexta-feira, 16 de maio de 2008
blogss
. para sair deste mundinho paulistano
. onde a gente nunkassab o que vai acontecer
. mas tudo é abissalmente previsível
. vai a dica de 2 blogs extra-paulistas
. um, sobre nossos hermanos
. os argentinos, é claro
. outro sobre distante mundo
. de outros hermanos
. a África
... ... ... Tangos e Tragédias
.. .. .. Pé na África
quarta-feira, 14 de maio de 2008
escadaria para automóveis
. . Antonio Andrade / arquivo pessoal
. . haja Santo para tamanha promessa
. . já vi como promessa a subida de escadarias
. de igrejas, ajoelhado
. mas descer de carro
. essa é a 1ª vez
. leia mais aqui
segunda-feira, 12 de maio de 2008
o postal e o esgoto
. olha só a bela ponte estaiada
. recém inaugurada
. . na marginal pinheiros, em são paulo
. obra pra ninguém botar defeito
. nem, é claro, o prefeito
. . mas, caso único no mundo essa são paulo
. . . que tem seu mais novo cartão postal
. . . construído sobre um rio tal
. . . que cheira a esgoto, infernal
. sorte de quem apenas vê a foto
. pois tem seu olfato preservado
. desse odor
. . interessante fenômeno
. . o paulistano
. . capaz de apreciar
. . tamanha beleza arquitetônica
. . de nariz tampado
segunda-feira, 5 de maio de 2008
cuidado com as entrelinhas
. cuidado com as entrelinhas
. nem tudo o que está escrito é o que parece ser
. eis um palpite
. . Li no Blog do Josias da Folha Online a postagem "Maioria de Santa Cruz votou a favor de autonomia".
. . . Não concordo com a opinião dele, mas em se tratando de blog ele tem o direito de dar a opinião que quiser e parece que ele torce pela vitória separatista do Departamento de Santa Cruz. Pois ele diz:
"[...] O resultado da pesquisa de boca de urna indica que 85,9% dos habitantes do pedaço mais rico da Bolívia votaram a favor da autonomia administrativa e financeira em relação ao governo de La Paz. O presidente Evo Morales tem agora um problemão para administrar. Ele tacha o referendo de ilegal. Alega que não pode ser reconhecido. Porém, confirmando-se o resultado acachapante, há uma realidade de fato. Que não pode ser ignorada."
. . . Escrevi um comentário na postagem alertando-o que na própria Folha Online foi publicada a seguinte matéria: "Populares festejam vitória do "Sim" no referendo de Santa Cruz, na Bolívia (04/05/2008 - 21h20)", um pouco mais cuidadosa onde se diz que:
"[...] os 85% dos votos anunciados pela mídia não levariam em conta o abstencionismo, os votos brancos e nulos, que somam quase 50% do total de inscritos. [...] Citando dados da rede católica Fides e da rede de televisão ATB, Canelas [Iván Canelas, porta-voz do governo] disse que de um total de 935.000 eleitores, cerca de 400.000 (40%) não compareceram às urnas, aos quais seria preciso somar os votos em branco e nulos."
. . . Realizando os cálculos com base na matéria da Folha Online chegamos ao seguinte resultado. De 935.000 eleitores do Departamento de Santa Cruz votaram 535.000 (subtraindo os 400.000 que não votaram). Destes 85% votaram pelo sim (454.750 votaram sim), o que representa 48% do total de eleitores (935.000). Ou seja, fazendo-se as contas o "resultado acachapante" assinalado pelo Josias não foi tão acachapante assim. Teoricamente menos da metade votou sim. Note-se que o resultado oficial ainda não foi divulgado e os 85,9% é resultado do boca-de-urna, portanto sem rigor de apuração. Os precipitados fazem uma irresponsável futurologia julgando o resultado de uma eleição por antecipação.
. . . Parece que o jornalista tenta induzir a leitura escrevendo um texto como se fosse apenas uma notícia mas embutindo no texto sua opinião através de conclusões camufladas como "resultado acachapante", por exemplo.
Assinar:
Postagens (Atom)