Adital
02.10.09 : CHILE
Hoje e amanhã (3), a organização Mapuche Conselho de Todas as Terras fará a inauguração da Escola para o Autogoverno Mapuche na cidade de Puerto Montt e na Isla Grande de Chiloe, respectivamente. O intuito da iniciativa é implementar os artigos 3 e 4 da Declaração de Nações Unidas sobre os direitos dos Povos Indígenas, relativos ao direito de Livre determinação e o Autogoverno.
A Escola deverá se constituir em um espaço de convergência para todos os interessados em implementar o Autogoverno Mapuche. Além disso buscará abrir um debate político desde uma perspectiva de sujeito coletivo orientado a defender e promover os direitos internacionalmente reconhecidos e os direitos inerentes aos Povos Indígenas, que até o momento foram violados pelo Estado Chileno.
Para o Conselho de Todas as Terras este é um momento histórico para a implementação do Autogoverno, particularmente devido ao Bicentenário do Estado de Chile que resiste em reconhecer os Povos Indígenas e estabelecer uma relação justa e duradoura. Ao mesmo tempo esta situação guia a luta que as comunidades Mapuche estão travando por suas terras, territórios e seus recursos.