sexta-feira, 6 de março de 2009

do ADITAL: Projeto ‘Quintais para a vida’ estimula agroecologia no Ceará


Publicado originalmente em ADITAL 
original aqui  


Projeto ‘Quintais para a vida’ estimula agroecologia no Ceará

Adital -
Promover o desenvolvimento rural através da valorização da agricultura familiar, da organização comunitária, da geração de renda e da inclusão de jovens e mulheres no processo de produção. É com esse objetivo que funciona, em Fortaleza, no Ceará, o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra). A organização desenvolve, desde 1977, trabalhos em Itapipoca e no Sertão Central cearense.

O Cetra atua no estímulo à organização social, ajudando no crescimento da agricultura familiar. Através da agroecologia e da economia solidária, a organização auxilia os agricultores desde a produção até a comercialização de produtos. De acordo com Cristina do Nascimento, membro da coordenação executiva do Cetra, a organização ainda trabalha na execução de atividades que auxiliam na convivência do agricultor com o semi-árido cearense.

Dentre os diversos projetos desenvolvidos pelo Cetra, destaca-se o "Quintais para a vida", dedicado à sistematização da agroecologia e ao fortalecimento das tecnologias sociais. O projeto, que iniciou no final do ano passado e tem a duração de um ano, foi contemplado com o edital do Programa de Apoio às Novas Tecnologias Sociais do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Segundo Cristina do Nascimento, o "Quintais para a vida" tem como finalidade divulgar a tecnologia dos quintais, além de promover intercâmbios entre os agricultores que desenvolvem práticas agroecológicas para que eles possam trocar experiências e difundir as tecnologias sociais adaptadas ao semi-árido. "Há o intercâmbio entre os agricultores para cada agricultor ver o quintal um do outro", comenta.

A coordenadora explica que, no projeto, os técnicos visitam os quintais das famílias para fazer um diagnóstico e uma avaliação. Assim, os especialistas informam aos agricultores o que deve ser produzido de acordo com as características específicas de cada quintal. Além disso, a família ainda aprende a utilizar os recursos hídricos existentes e a captar a água através de novas tecnologias.

O "Quintais para a vida" trabalha diretamente com 20 famílias em Itapipoca. De acordo com Cristina, dos 20 quintais, cinco foram selecionados para a implantação de cisternas calçadão com capacidade de reservar até 52 mil litros de água. A cisterna calçadão é uma tecnologia que visa a captação e ao armazenamento de água da chuva para ser usada na irrigação de plantas.

Deve-se atentar, também, ao fato da iniciativa promover e valorizar o quintal como um espaço de produção e de geração de renda. O quintal, geralmente localizado ao redor da casa, é utilizado como ambiente de cultivo para consumo próprio dos moradores e até mesmo como um local de interação e de conversas. Agora, além disso, ele passa a servir como ambiente de produção familiar, valorizando, dessa forma, o trabalho das mulheres, que, muitas vezes, já cultivavam ervas e hortaliças no local para o consumo familiar.

Para a coordenadora, o projeto visa a mostrar que o quintal é um espaço de produção e de experimentação da agroecologia, além de possuir um caráter social, pois gera renda ao agricultor familiar e ainda utiliza a trabalho feminino. "As mulheres têm mais visibilidade", afirma.

Contato: (85) 3247.1660

As matérias do projeto "Boas Ideias em Comunicação" são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).