28.04.09 - BRASIL
Solidariedade e tolerância são temas da
IX Semana da Comunicação que acontece no
Pará
Com o tema "Comunicação e Cultura de Paz", a Diocese de Santarém, no Estado do Pará, promove a IX Semana da Comunicação. O evento iniciou no último dia 25 e vai até o dia 3 de maio com atividades em várias comunidades da região.
Uma cartilha elaborada pela comunidade e paróquia local, com ajuda das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), apresenta três sub-temas extraídos para reflexão e debate do evento. São eles: "A paz que se constrói e a comunicação que se deseja", "Comunicação Amiga ou inimiga da paz?" e "Experiência comunicada gera vida nova". O objetivo da reunião é sensibilizar a sociedade para a importância da comunicação autêntica e solidária. Além disso, fortalecer o trabalho de comunicação entre pastorais e comunidade.
De acordo com Ercio Santos, Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação de Santarém, é necessário avaliar o tipo de comunicação existente em cada um de nós e emitida por cada pessoa. "A comunicação gera sinais de paz ou de violência?", questiona. Ele enfatiza a importância da comunicação entre os seres humanos, mas ressalta que é preciso praticar gestos solidários, adotar o hábito da escuta, e principalmente, ser tolerante.
Entre os questionamentos desta semana está a análise do modo como os meios de comunicação noticiam a violência para a sociedade. Ercio reflete se a mídia não acaba contribuindo para gerar mais violência. E reclama, ainda, da discriminação sofrida pela periferia. "É comum a mídia atribuir crimes à periferia, mas nem sempre é assim", diz.
O coordenador avalia que os Meios de Comunicação são fundamentais no processo de promoção da paz. Ele explica que na região norte do País, onde há problema de destruição ambiental, a mídia tem papel fundamental no processo de divulgar meios de solucionar problema, assim como denunciar outras problemáticas encontradas em qualquer cidade.
Na noite do próximo dia 30 haverá Mesa Redonda reunindo estudantes e profissionais da área de comunicação para debater o papel dos Meios de Comunicação em relação à violência, aos projetos da Amazônia e à Cultura de Paz. O debate será transmitido ao vivo pela Rádio Rural de Santarém/AM e pelo site: www.radiorualdesantarem.com.br
As matérias do projeto "Ações pela Vida" são produzidas com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade da CF 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário